quarta-feira, 28 de maio de 2008

Acusações frustram inovação com celulas-tronco

NewScientist.com news service
Andy Coghlan
Tradução livre

Uma companhia aclamada por produzir CT embrionárias sem destruir humanos embrioes está encarando alegações de “exagerar” o feito. Relatórios recentes da imprensa, incluindo um do jornal Nature, onde a pesquisa foi publicada, deu a impressão que as CT embrionárias humanas foram obtidas de embrioes em estagio precoce sem destruí-los.

Se verdadeiro, haveria o potencial de superar a maior objeção etica à pesquisa com CT embrionárias. O Presidente americano George Bush se opõe à pesquisa nesses casos, e tem restringido seu financiamento federal. A esperança foi que poupando os embrioes – como a companhia havia demonstrado antes em ratos – a nova realização levaria a Bush diminuir as restrições.

“É o que muitas pessoas em ambos os lados do debate tem esperado,” disse Robert George da Universidade de Princeton, e membro do Conselho em Bioetica da Presidencia .Ele criticou, como "puro falatório", a pesquisa realizada pela Advanced Cell Technologies, mas adiciona "está cada vez mais claro que tais fontes estão chegando”. Bob Lanza, que liderou a pesquisa na ACT, nega que houvesse qualquer tentativa de enganar o publico.

Todos usados

Tirar uma única celula de um embrião humano parece não danificá-lo, como demonstrado pelo sucesso de uma tecnica chamada diagnostico genetico pre-implantacão(PGD) – um teste realizado em embriões de FIV. Pensou-se que o feito da ACT, tivesse tirado celulas únicas de embrioes e então sucedido em multiplicá-las.

De fato, todos os 16 embrioes usados foram destruídos durante o curso da pesquisa. Estes embrioes – com oito a 10 celulas – foram desarranjados em celulas individuais . Das 91 celulas extraidas, a equipe gerou duas linhagens de CT e as cresceu em cultura.
Omissão importante

No dia 25 de Agosto, Nature fez um esclarecimento de uma manchete lançada dois dias antes, afirmando que: “Sentimos a necessidade de explicar que este artigo demonstra que CT embrionárias humanas podem crescer de únicas celulas, mas que os embrioes que foram usados no experimento não permaneceram intactos.” A manchete inicial do jornal havia implicado que os embrios haviam sobrevivido ao processo de extração.

Uma manchete da ACT, lançada 23 de Agosto, não havia sido clara: “Hoje a ACT relatou que cientistas geraram com sucesso CT embrionárias humanas usando uma abordagem que não danifica embrioes.” “Nós demonstramos, pela primeira vez que CT embrionáias foram geradas sem interferir com a vida do embrião.” Estas declarações se baseiam no fato que estudos previos em PGD não revelou nenhum dano aos embrioes, e não nos resultados do estudo da prórpia ACT.

Condenação Catolica

A Igreja Catolica, que se opoe às pesquisas com CT embrionárias, aumentou a confusão ao condenar a “inovação”. “Tudo que eles mostraram foi que você pode matar um embrião num estagio mais precoce que faziam antes,” Richard Doerflinger, da Conferencia dos Bispos dos EUA, disse ao Noticiário Catolico.

Lanza negou as acusações, e está furioso que a Igreja Catolica tenha jogado incompreensões sobre se os embrioes sobreviveram. Ele diz que o objetivo da pesquisa nunca foi de provar que um embrião fosse viavel após a remoção de um blastomero porque isto tem sido demonstrado repetitivamente em laboratórios de FIV.

“O objetivo não foi ver se os embrioes poderiam crescer ao termo, mas ver se um blastomero tem a capacidade de criar CT embryonárias,” diz Lanza. “O próximo passo é realizar isto clinicamente.” Lanza também mantém que teria sido um desperdício de escassos embrioes para ter tirado somente um blastomero de cada. “Teria sido muito esbanjador em ter feito isto de qualquer outra maneira.”

Estoria Real

Doerflinger criticou a companhia por não deixar claro que os embrioes usados na pesquisa não sobreviveram. Outros comentadores religiosos e eticos também sugeriram que mesmo se as novas tecnicas funcione não resolve os problemas eticos , porque creem que toda experimentação em embrioes humanos é moralmente errado.

“Pela perspectiva cientifica , nunca acredite em nada antes que seja replicado várias vezes,” diz Hank Greely, do Centro de Etica Biomedica Stanford “Isto não é uma acusação de fraude, mas a ciencia está cheia de achados honestamente não-replicaveis.”

“As notícias reais não são sobre um estudo grosseiramente falacioso publicado por uma firma de biotecnologia faminta por publicidade,” Robert George diz. “Ao invés disso, é sobre a promessa que CT pluripotentes podem ser procedidas sem destruir o embrião humano. É uma notícia boa.”

Entretanto, declarações da Casa Branca também mostra que Bush não está impressionado. “Esta tecnica não resolve mas é encorajador ver cientistas que pelo menos fazem serios esforços de não envolver a destruição de embrioes humanos ,” disse o porta-voz da Casa Branca, Peter Watkins. Nature, enquanto isso, espera esclarecer qualquer confusão publicando os detalhes de quantas celulas foram extraídas de cada um dos 16 embrioes.

Referência: Nature DOI: 10.1038/nature05142