quarta-feira, 4 de março de 2009

Estado de Washington aprova eutanásia

Quarta-feira, 04 de março de 2009, 17h33
Estado de Washington aprova eutanásia

Da Redação

A eutanásia foi legalizada em Washington, nos Estados Unidos. O estado americano é o segundo a aprovar a lei, que entrará em vigor amanhã, 5.

A medida do suicídio assistido foi aprovada por referendo popular no mês de novembro e vai consentir aos médicos que prescrevam uma dose mortal a pacientes em fase terminal com menos de seis meses de vida. Antes da votação, a Conferência Episcopal de Washington pediu aos fiéis o respeito pela vida até seu fim natural.

Os bispos denunciaram a iniciativa como um risco à cultura da vida e consideram o suicídio assistido uma ameaça às pessoas vulneráveis, como anciãos e deficientes. Desde 1997, os referendos para legalização da eutanásia tinham sido rejeitados na Califórnia, Hawai, Michigan e Vermont.

A Igreja Católica, por meio da Declaração sobre a Eutanásia, divulgada pela Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, esclarece que o sofrimento, nos últimos momentos do enfermo, não justifica a decisão pela eutanásia:

"Pode acontecer que dores prolongadas e insuportáveis, razões de ordem afetiva ou vários outros motivos, levem alguém a julgar que pode legitimamente pedir a morte para si ou dá-la a outros. Embora em tais casos a responsabilidade possa ficar atenuada ou até não existir, o erro de juízo da consciência — mesmo de boa fé — não modifica a natureza deste gesto homicida que, em si, permanece sempre inaceitável. As súplicas dos doentes muito graves que, por vezes, pedem a morte, não devem ser compreendidas como expressão duma verdadeira vontade de eutanásia. Nestes casos são quase sempre pedidos angustiados de ajuda e de afeto. Para além dos cuidados médicos, aquilo de que o doente tem necessidade é de amor, de calor humano e sobrenatural, que podem e devem lhe dar todos os que o rodeiam, pais e filhos, médicos e enfermeiros".

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=272431