segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Cientistas criam células-tronco - adultas - para 10 tipos de doença

estadão sexta-feira, 8 de agosto de 2008
http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid220106,0.htm

Nova técnica permitirá que pesquisadores observem melhor desenvolvimento das doenças em busca da cura

NOVA YORK - Cientistas da Universidade Harvard disseram ter criado células-tronco - adultas - para dez problemas genéticos, que vão permitir que pesquisadores observem o desenvolvimento das doenças em laboratório.
Veja também:

Entenda o uso das células-tronco

Esse passo inicial, que usa uma nova técnica, poderia acelerar os esforços para encontrar tratamentos para algumas das doenças mais difíceis de se compreender, disseram os cientistas.

O novo trabalho foi relatado online na quinta-feira, 7, na revista Cell, e pesquisadores disseram planejar fazer com que as linhagens celulares estejam disponíveis rapidamente para outros cientistas.

George Daley e seus colegas no Instituto de células-tronco de Harvard usaram células normais da pele e da medula óssea de pessoas com uma variedade de doenças, incluindo Parkinson, Huntington e Down para produzir as células-tronco.

As novas células vão permitir que os pesquisadores "observem o progresso da doença em laboratório, isto é, ver o que dá certo e o que dá errado", disse Doug Melton, co-diretor dos instituto.

"Eu acho que veremos que essa descoberta levará, nos próximos anos, a uma nova maneira de tratar doenças degenerativas", disse.

A nova tecnologia reprograma células, que passam a ter as características mutáveis das células-tronco embrionárias, que podem se transformar em qualquer tipo de tecido.

O novo laboratório foi criado para servir como um repositório de células, e para distribuí-las para outros cientistas que pesquisem as doenças, disse.