sábado, 23 de agosto de 2008

Célula-tronco é criada a partir de dente

VEJA
http://vejaonline.abril.com.br:80/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&textCode=147340&date=currentDate

Genética
Célula-tronco é criada a partir de dente
22 de Agosto de 2008
Com agência France-Presse

Uma equipe de cientistas japoneses do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Avançadas (AIST) informou nesta sexta-feira que conseguiu criar, a partir de um dente do siso extraído precocemente, células-troncos similares às embrionárias. Elas têm a capacidade se transformar em qualquer tecido humano e ajudar na reconstrução de diversos órgãos danificados por uma doença.

Caso confirmada a sua viabilidade, este avanço traz novas esperanças para o uso de células-tronco pela medicina, sem que estas tenham que ser extraídas de embriões humanos. Seria mais uma alternativa para contornar o problema ético apontado por alguns grupos contrários à conservação e à utilização direta de células embrionárias.

As células-tronco, chamadas pluripotentes induzidas (iPS), foram criadas a partir do material retirado de um dente do siso. Após a coleta, o material foi conservado no frio durante três anos e posteriormente congelado. "Na criação de células iPS, a idade da fonte de extração e sua natureza são fatores importantes", explicaram cientistas na apresentação de seus trabalhos.
"Se podemos tirar células de uma estrutura jovem, que pode ser conservada durante muito tempo e reprogramada em células iPS, poderemos cuidar posteriormente da mesma pessoa a partir de suas próprias células indiferenciadas", destacou.

As células iPS assim criadas são, em efeito, quase regredidas ao estágio embrionário (não diferenciada). Em todo caso, os resultados desta e de outras pesquisas do ramo ainda são insuficientes para permitir o uso médico, pois ainda é preciso avaliar os riscos, desenvolver as técnicas e elaborar dispositivos terapêuticos.